Um modelo de estudo denominado WebQuest foi desenvolvido em 1995 pelo Professor Bernie Dodge da San Diego State University com o objetivo de ajudar os professores a integrarem a força da Internet com o aprendizado dos seus alunos, incentivando-os a buscar mais conhecimentos sobre um determinado tema. Foi basicamente fundamentado na utilização dos recursos de internet, onde através da leitura de textos didáticos, análise de figuras, avaliações e outras formas interativas, o aprendiz poderia ser orientado e estimulado a percorrer os caminhos escolhidos por ele próprio, ou por orientação de seus monitores e professores, de forma a fazer com que o aprendizado acontecesse de uma forma tanto prática quanto inovadora.
A Nossa WebQuestVet segue o mesmo modelo proposto pelo Prof. Bernie, no entanto se propõe a produzir conteúdos voltados para os acadêmicos de Medicina veterinária ou para os profissionais interessados na reciclagem de conhecimentos.
2- Esse “método” já foi testado? Que resultados apresentou?
Desde sua criação o método da WebQuest tem apresentado resultados eficazes. Já vem sendo utilizado em escala mundial e despertando grande interesse por parte de educadores nos diferentes níveis de ensino. Diversas WebQuests já foram criadas e encontram-se disponibilizadas na rede mundial de computadores.
Nós acreditamos que a WebQuestVet, por seguir os mesmo princípios da WebQuest poderá ser uma ferramenta eficaz para o fim a que se propõe.
3- Qual a proposta de nossa WebQuestVet ?
Nossa WebQuestVet tem por objetivo ser um auxiliar no processo de aprendizagem de Fisiologia Animal para as disciplina Fisiologia Veterinária I e II que são oferecidas pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense, assim como para disciplinas de mesmo conteúdo oferecidas pelas demais instituições de ensino superior. A nossa página busca introduzir alunos da área Medicina Veterinária no assunto Homeostase, considerado um tema central, e para o qual todos os mecanismos fisiológicos se direcionam. Nossa proposta é despertar a atenção do leitor e estimular a percorrer caminhos de maior ou menor complexidade, para que assimile o tema proposto e perceba que os mecanismos fisiológicos do organismo animal estão voltados para uma constante busca de equilíbrio, que é a perfeita representação de nossa grande questão: a homeostase ou homeostasia.
4- Por quê o tema Homeostasia?
Homeostasia ou Homeostase pode ser entendido como sendo a busca constante do organismo para um equilíbrio que permita a manutenção da vida. É neste sentido que os processos celulares, teciduais, orgânicos e sistêmicos ocorrem, se organizam, se adaptam e mantêm-se dentro de parâmetros considerados fisiológicos ou normais.
Estudar fisiologia é estudar o funcionamento dos sistemas que buscam um equilíbrio dinâmico. Assim sendo, seu estudo não se completa se o tema homeostase não for entendido, ainda que não seja completamente dominado já que é de grande abrangência e relativa complexidade. Entendemos que Homeostase é o tema central da fisiologia, e assim sendo deve ser o tema para abrir a primeira WebQuestVet de Fisiologia Veterinária da Universidade Federal Fluminense.
5 – Como o tema será apresentado?
O tema homeostase será apresentado em diversas telas que poderão ser abertas pelo leitor, e onde ele encontrará textos explicativos e esquemas animados criados com o propósito de facilitar o entendimento. Também poderão ser apresentados diversos “links” que permitirão acessar informações gerais ou específicas, sempre relacionadas ao tema em discussão, que é considerado em nosso trabalho como a “nossa grande questão”.
6- Como o projeto pode ser utilizado por um professor de fora da UFF, por exemplo?
Após conhecer a nossa WebQuestVet, os professores poderão perceber que existe um variado conteúdo didático que pode ser direcionado para as diversas frentes que podem ser estudadas e aprofundadas dentro do tema Homeostase. Os professores poderão indicar a leitura dos textos relacionados com o assunto que já foi ou que será ministrado em sala de aula.
Os textos foram resultados de uma compilação de informações das obras de diversos autores já consagrados na área de Fisiologia Animal, e que estão relacionados na seção de créditos e referências da WebQuestVet. O professor, ou um monitor por ele orientado, poderá identificar uma determinada tarefa, dentre as várias que são propostas pela WebQuest, e solicitar o seu cumprimento pelos alunos, fazendo dessas tarefas um instrumento de avaliação ou de discussão em aula presencial, prática ou teórica.
É na busca das respostas feita à distância da sala de aula que o estudo se iniciará, e será nas dinâmicas das correções e discussões em sala de aula que o aprendizado se completará.
Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados